Cajun do Bairro do Quadro faz 26 anos e muda a vida de crianças e adolescentes

| Assessoria de Comunicação

Neste ano, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (Cajun) do Bairro do Quadro completa 26 anos. Essa unidade foi a primeira a ser instalada na capital, que conta com mais 13 espaços como esse. 
Atualmente, o Cajun atende cerca de 120 crianças e adolescentes - de 6 a 15 anos - em oficinas de artes, capoeira, circo, dança e Jogos, Brinquedos e Brincadeiras (JBB) diariamente.

"Para mim, o Cajun representa uma família. Quando sair daqui, quero que entrem mais pessoas para realizar o sonho deles", disse Isaac Rocha, de 12 anos.

"O Cajun é um segundo lugar para passar o tempo. Faz-me distrair. Se não fosse aqui, estaria em casa jogando. Consigo fazer grandes amizades também. Faz muita diferença na minha vida", contou Ana Luiza Cortes de Souza, 12.

Oportunidade

Com o gingado, as acrobacias, os movimentos mais elaborados e os cânticos, a oficina de copoeira é uma das mais animadas.

"A oficina que mais gosto é capoeira. Gostaria muito de ser um profissional de capoeira. Elton me ensina muitos movimentos e, agora, estou aprendendo o mortal. Muito bom ter um professor que foi educando. Isso inspira", comentou Ricardo Berto dos Santos Júnior, 13.

Elton Jesus Santana, 27, educador social de capoeira de Jaburu e do Quadro, sente-se orgulhoso do trabalho desempenhado com a criançada. "O Cajun é uma oportunidade para crianças e adolescentes e também para a comunidade, tirando eles das ruas e trazendo vários benefícios. Hoje, os jovens estão muito ligados à internet e aos celulares, e o Cajun consegue trazer com essas oficinas a dinâmica da capoeira, do circo e da dança, representando uma forma de incentivo à cultura e ao entretenimento".

 

*Texto da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Vitória.

Compartilhar Conteúdo