Governo do Estado inicia obra do Centro Estadual de Gestão de Risco e de Desastres

A estimativa é que o CEGRD, que contará com aproximadamente, dois mil metros quadrados, esteja pronto no final de final de 2021

| Assessoria de Comunicação

O governador Renato Casagrande realizou nesta quinta-feira (09) o lançamento da pedra fundamental do Centro Estadual de Gerenciamento de Riscos e Desastre do Espírito Santo (CEGRD). Ao todo, serão investidos R$ 56 milhões na obra que já está sendo construída num espaço na sede do Quartel do Comando-Geral (QCG) do Corpo de Bombeiros Militar, na Enseada do Suá, em Vitória.

 

A estimativa é que o CEGRD, que contará com aproximadamente, dois mil metros quadrados, esteja pronto no final de final de 2021. “Mesmo que a gente faça tudo certo ainda assim teríamos desastres. É importante que a gente aprenda a criar planos para conviver com isso. Boa parte do que sofremos em desastres é decorrente da nossa irresponsabilidade. Quando se desmata, se polui nossos rios e nossa atmosfera ou também quando se constrói casas nas calhas de rios”, alertou o governador durante a solenidade virtual.

No espaço, terá um centro de inteligência da Defesa Civil, que, com sistema de radiocomunicação com gestão de comunicação, com recursos de voz, dados e gerenciamento, definidos por padrões do CEGRD, para emprego, inclusive com integração das operações entre os órgãos de segurança pública e governamentais, com centro de despacho em múltiplas frequências, para atendimento ao cenário de desastres.

 

A novidade foi comemorada pelos prefeitos capixabas. “Uma enchente atingiu parte do Sul do Estado no início deste ano e por ter passado por essa situação e por todas as outras vezes que tivemos um desastre vemos que esses investimentos são muito importantes para o Espírito Santo, para preservação de vidas. A construção desse Centro nos traz mais tranquilidade quando pensamos no futuro dos capixabas, principalmente quando falamos em prevenção de desastres”, destaca o presidente da Amunes e prefeito de Viana, Gilson Daniel.

O evento realizado virtualmente ainda contou com a participação do governador Renato Casagrande; a vice-governadora, Jaqueline Moraes; a procuradora-geral de Justiça do Espírito Santo, Luciana Andrade; secretários de Estado; deputados estaduais; representantes da Defesa Civil Estadual e municipal; o presidente da Amunes e prefeito de Viana, Gilson Daniel e os prefeitos de Alto Rio Novo, Luiz Borel; Brejetuba, João do Carmo; Guaçui, Vera Costa; João Neiva, Dr. Otávio Xavier; Montanha, Iracy Baltar; Muniz Freire, Carlos Bazzarella; Piuma, Regina Martha; Rio Nabanal, Felismino Ardizzon; São Gabriel da Palha, Céia Ferreira e de São Roque do Canaã, Rubens Cassotti.

 

Texto: Comunicação Amunes com informações do Governo do Estado 

Compartilhar Conteúdo